A página da sua... da nossa Paixão!  
Página Inicial
paixão2CV
O Carro
Academia
Oficina
Biblioteca
Clubes
Devaneios
Internet
Mapa
Cont@cto

Citroën 2CV - 2CV

 
   
>> Paixão 2CV >> Academia >> Gasolina Sem-Chumbo - 1


A gasolina Super já não se encontra à venda. Em lugar desta encontra-se à venda a Gasolina Aditivada com Substituto do Chumbo (LRP – Lead Replacement Petrol).

Qual é então a importância do chumbo na gasolina?

Remonta a 1921 a primeira adição de chumbo à gasolina, efectuada pelo americano Walter Midgeley Junior. Este descobriu as propriedades de anti-detonação do chumbo, este facto permite fabricar motores com taxas de compressão mais elevadas. Para além desta característica é conhecida a propriedade de lubrificante, entre superfícies sólidas, do chumbo. Esta propriedade permite a extensão do tempo de vida útil das sedes e das faces das válvulas. Este facto era de principal importância aquando da utilização de materiais considerados "moles" no fabrico destes componentes.

O nível de chumbo tem vindo a baixar ao longo dos últimos anos. Na tabela em baixo podem observar-se os níveis de chumbo presentes nas várias gasolinas, segundo as normas DIN 51600 (gasolina com chumbo) e EN 228 (para gasolinas sem chumbo).

Propriedade

Uni.

Super c/ chumbo

s/ Chumbo

Super Plus

Super

Normal

Densidade (15ºC)

kg/l

0,730-0,780

0,725-0,780

0,725-0,780

0,725-0,780

Nível de octanas
 

98

98

95

91

Nível de chumbo

g/l

0,15

0,013

0,013

0,013

Porquê o fim da gasolina c/ chumbo?

O chumbo é um elemento altamente venenoso que se acumula no organismo levando à morte. É assim compreensível a sua eliminação da gasolina.

No entanto estudos recentes têm chamado a atenção para a possibilidade de alguns aditivos utilizados na substituição do chumbo serem cancerígenos.

Ter-se-á substituído um veneno por outro?…

Gasolina aditivada

É a gasolina encontrada nos postos de abastecimento em substituição da gasolina Super c/ chumbo. Tem o mesmo nível de octanas que a gasolina super c/ chumbo e contém um aditivo que combate a erosão das sedes das válvulas.

Aditivos

Com vista à comprovação das verdadeiras capacidades de alguns aditivos presentes no mercado a Federação Britânica de Clubes de Carros Históricos – The Federation of British Historic Vehicle Clubs, efectuou testes a 12 aditivos, presentes no mercado britânico, nos Motor Industry Research Association Labs (MIRA). Os testes foram conduzidos em motores Rover – série A, conhecidos pelos seus problemas de erosão das sedes das válvulas. Foram utilizados três tipos de gasolinas: c/ chumbo, baixo teor de chumbo e s/ chumbo. Após 1000 horas de teste, os seguintes 4 produtos foram aprovados:

  • Miller's V.S.P. Plus (base de manganês);

  • Red Line Lead Substitute (base de sódio, utilizado nos EUA desde há 15 anos);

  • SuperBlend 12/Zero Lead 2000 (base de potássio, utilizado na Europa há alguns anos);

  • Valvemaster (base de fósforo, tem sido largamente utilizado na Nova Zelândia nos últimos 5 anos e é o único produto que respeita as normas Australianas).

Atenção: dadas as diferentes composições químicas, os diferentes aditivos não devem ser misturados.

Espaço Vazio - Citroën 2CV Página Seguinte

 

 :: Motor 4 Tempos :: Óleo Lubrificante :: Gasolina s\ Chumbo ::
Nuno Rocha # v.6.1 ©

 

 

:: Uma produção: Logotipo Astrolávio Azul - Citroën 2CV - Paixão 2CV :: © 1999 - 2010 Nuno Rocha :: Exclusão de Responsabilidade ::